Revisões & Pareceres

A Lavoura fundou em 2018 o Programa de Revisões Críticas & Pareceres Literários, coordenado pelos editores André Balbo e Lucas Verzola, em parceria com o Carreira Literária*, da editora e publicadora Flávia Iriarte.

O projeto surgiu como um desdobramento natural de uma prática que André e Lucas desenvolvem há cerca de 8 anos, riscando e comentando textos de colegas. Com os anos, o aperfeiçoamento técnico – enquanto autores e editores – permitiu a elaboração de um empreendimento profissional e criterioso, orientado por tópicos específicos. Além disso, Lucas tem experiência como editor da Publifolha; e André como editor-chefe do Arcadas (jornal da Faculdade de Direito da USP) e coeditor do último livro de Lucas, a ser publicado pela editora Reformatório.

Trata-se de uma leitura editorial e artística, norteada justamente por esses dois tópicos.

É artística porque existe a preocupação com a função do texto enquanto obra de arte, estilo adotado, coerência com o projeto literário, força da voz, referências do autor, enfim, temas pertinentes para a formação do(a) escritor(a) enquanto artista.

E é editorial porque não se pode perder de vista a viabilidade da obra enquanto publicação. Alguns tópicos são retomados (voz narrativa, v.g.), mas de outra perspectiva, pensando no tripé autor-editor-leitor. Não basta uma voz se sustentar se o modo como ela é escrita for truncado e atrapalhar a leitura. Ou, ainda, não contribui à qualidade da ficção, por exemplo, criar um personagem seco e taciturno e deixar escapar rimas involuntárias e inversões pretensamente poéticas. Essa leitura editorial inclui revisão gramatical e estilística.

Para dúvidas e orçamentos, entre em contato através do nosso e-mail: revistalavoura@gmail.com

 

* Assinantes do Carreira Literária têm 15% de desconto.