Nosso trabalho curatorial absorve algumas linhas principais: literatura latino-americana contemporânea; o “novo gótico latino-americano”; contos insólitos, fantásticos e neofantásticos; contos e outras formas breves; literatura brasileira contemporânea; literatura e experimentação de linguagem; literatura e animalidades; direito e literatura.
Acreditamos na produção de eventos em torno das nossas leituras recorrentes e interesses autênticos, desobrigados dos êxtases mercadológicos do último minuto. Essa é, na nossa opinião, a condição de possibilidade para explorar pontos de contato entre a literatura, a crítica literária, a produção acadêmica e o leitor comum.
ESCRITORES E OBRAS DE INTERESSE
A fim de facilitar o reconhecimento de afinidades em prol da produção qualificada de eventos, reunimos em breve lista os escritores com cujas obras e fortuna crítica adquirimos maior familiaridade ao longo dos anos:
Raduan Nassar, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Lygia Fagundes Telles, Murilo Rubião, Silvina Ocampo, Jorge Luis Borges, Júlio Cortázar, Virginia Woolf e William Shakespeare.
Entre os escritores contemporâneos, e em atenção a projetos futuros, atualmente dedicamos nosso tempo sobretudo à leitura de hispano-americanos como Mariana Enriquez, Samanta Schweblin, Selva Almada, Mónica Ojeda, María Fernanda Ampuero, Alejandra Costamagna, Pedro Mairal e Valeria Luiselli.
CONTATO E PROPOSTAS
A Lavoura prioriza trabalhos remunerados, o que não nos impede de analisar ofertas com formas alternativas de compensação, exigindo-se, contudo, a evidência da repercussão cultural da iniciativa. Neste caso, parceiros e colaboradores antigos terão precedência.
Atualmente, estamos disponíveis apenas para a realização de eventos únicos e presenciais na cidade de São Paulo. Propostas de eventos continuados, como cursos ou festas literárias, não serão consideradas no momento.
Para fazer uma proposta ou agendar uma reunião, entre em contato diretamente com o editor André Balbo pelo e-mail andrebalboeditor@gmail.com