leitura crítica

A leitura crítica é um serviço da Lavoura prestado pelos seus editores, que atuam no mercado editorial como revisores, preparadores, pareceristas e editores freelancer. Em conjunto, participaram da produção editorial e/ou assessoraram a publicação de diversos originais, tendo revelado autores e trabalhado sobre originais de livros finalistas e vencedores de prêmios como o Jabuti e o Biblioteca Nacional; e, por fim, compuseram, em 2019 e 2020, o júri do Prêmio Maraã de Poesia.

Se você tem um original de prosa de ficção (romance ou novela, contos, crônicas), há duas modalidades de trabalho; agende uma reunião gratuita conosco e entenda qual é a mais apropriada para suas necessidades.

Para projetos em estágio inicial ou escritores que desejam ingressar no meio literário, os editores também oferecem o serviço de acompanhamento a longo prazo, que pode compreender da concepção do projeto à efetiva publicação do livro.

parecer literário

Comentário avaliativo sobre o original, sublinhando as principais deficiências e qualidades a partir de um olhar alinhado à produção artística e editorial contemporânea. O autor recebe sugestões genéricas de cortes e orientações sobre como encarar problemas recorrentes e melhor explorar potencialidades. O parecer pode ser utilizado livremente, inclusive para apresentar o livro para editoras.

leitura crítica integral

A leitura crítica integral tem intersecção com o parecer na medida em que também avalia o original, sublinhando pontos fracos e fortes, porém de forma minuciosa e levando em conta os eixos gramático e artístico. Analisa a coesão e a coerência interna do enredo, a estrutura e o ritmo. Compreende as dimensões semântica (sinonímia, polissemia, uso conotativo da linguagem etc.), estilística (ritmo, voz narrativa, uso dos diálogos, trechos truncados, vícios de linguagem etc.) e estética (personagem, pulsação, poder da palavra, singularização, correspondência com as teorias do conto [no caso de contos] etc.). Nessa modalidade, todo o trabalho é feito no corpo do próprio original por meio de notas e edições diretas.

Para dúvidas e agendamento de reunião, envie o formulário abaixo.