leitura crítica

O “Programa de Revisões Críticas & Pareceres Literários” é um serviço da Lavoura prestado pelos seus editores, que atuam no mercado editorial como revisores, preparadores, pareceristas e editores freelancer. Em conjunto, participaram da produção editorial e/ou assessoraram a publicação de diversos originais, tendo revelado autores e trabalhado sobre originais de livros finalistas e vencedores de prêmios como o Jabuti e o Biblioteca Nacional; e, por fim, compuseram, em 2019 e 2020, o júri do Prêmio Maraã de Poesia.

Se você tem um original de prosa de ficção (romance ou novela, contos, crônicas), há duas modalidades de trabalho; veja qual é a mais apropriada para suas necessidades. Se você busca uma análise mais completa e aprofundada do original, é possível contratar os dois serviços com desconto.

Para projetos em estágio inicial ou escritores que desejam ingressar no meio literário, os editores também oferecem o serviço de tutoria ou de acompanhamento a longo prazo, que pode compreender da concepção do projeto à efetiva publicação do livro.

originais de ficção

parecer literário

Comentário avaliativo sobre o original, sublinhando as principais deficiências e qualidades a partir de um olhar alinhado à produção artística e editorial contemporânea. O autor recebe sugestões genéricas de cortes e orientações sobre como encarar problemas recorrentes e melhor explorar potencialidades. Não estão compreendidas a revisão e a edição do texto. O parecer pode ser utilizado livremente, inclusive para apresentar o livro para editoras.

revisão crítica

A revisão crítica tem intersecção com o parecer na medida em que também avalia o original, sublinhando pontos fracos e fortes, porém de forma minuciosa e levando em conta os eixos gramático e artístico. Compreende a revisão semântica (sinonímia, polissemia, uso conotativo da linguagem etc.) e a revisão estilística (ritmo, voz narrativa, uso dos diálogos, trechos truncados, vícios de linguagem etc.). Desse modo, é feita uma análise do livro enquanto obra artística, procurando avalizar o projeto literário, a força da voz narrativa, as referências estéticas e o diálogo com a produção literária contemporânea, entre outros. Nessa modalidade, todo o trabalho é feito no corpo do próprio original.

originais de poesia*

A leitura crítica de poesia compreende um parecer que aborda comentários genéricos sobre o projeto e o tom do livro (escolhas lexicais, flexão verbal, voz poética, gênero poético etc.), a linguagem poética empregada, o ritmo, as imagens e o diálogo do livro com a poesia brasileira contemporânea, entre outros. Além disso, o serviço também abrange a elaboração de notas – feitas no corpo do texto – sobre problemas específicos em cada poema, bem como sugestões sobre como enfrentá-los.

* O serviço é prestado pelo conselheiro editorial Arthur Lungov, poeta e ex-editor de poesia da Lavoura.

Para dúvidas e orçamentos, envie o formulário abaixo.