Leitura crítica

Os serviços da Lavoura são reservados apenas a originais de prosa de ficção lusófona contemporânea. Indicam-se para todos os ficcionistas interessados em submeter seus textos a um crivo artístico-editorial antes de inscrevê-los em prêmios e editais de publicação ou de enviá-los para editoras.

Não trabalhamos no atacado e fazemos algumas filtragens. Antes de contratar nossos serviços, verifique se as premissas compreendem ou despertam o seu interesse.

Priorizamos livros de contos e, depois, romances experimentais. Dentro e fora desses recortes, preferimos textos que procuram retorcer o status de “discurso sobre a realidade” que pauta a maior parte do mercado editorial brasileiro contemporâneo e afeta escritores em seus processos de criação.

Valorizamos a construção da literatura como possibilidade de gênese da palavra e de especulação de narratividades, muito antes de quaisquer pretensões pedagógicas, documentais ou politizantes, típicas de registros dissertativos. Se você procura uma leitura a partir de uma perspectiva de urgência temática, a despeito da forma e da literariedade, ou em vista de algo como eficácia da comunicação, nosso trabalho não é indicado.


COMO FUNCIONA A LEITURA CRÍTICA

Fazemos uma avaliação detalhada com foco na identificação de vícios, carências e problemas. É feita uma leitura em três níveis de contraste: o texto contra si próprio (o que é possível melhorar), o texto contra outros textos semelhantes (o que é possível deglutir) e o texto contra o mercado editorial (o que é possível planejar).

Nos dois primeiros níveis, as sugestões são de ordem narrativa e estética, entrecruzando os eixos semântico e estilístico na composição dos elementos da escrita de ficção. No último, as recomendações são ocasionais e têm em vista componentes como a “novidade” do livro, força do(s) título(s), ordem dos contos, divisão das partes e capítulos, entre outros.

Todos os apontamentos são feitos por meio de notas no próprio documento de Word. Não há emissão de parecer em documento autônomo.


QUANTO CUSTA UMA LEITURA CRÍTICA

Cada original mobiliza diferentes tipos de leitura e de imersão no texto. Há textos mais diretos e descomplicados; há textos mais densos e meticulosos; e há incontáveis textos entre esses polos. Por isso, não trabalhamos com tabelamento de valor por número de laudas.

O primeiro passo é mandar um e-mail se apresentando e falando sobre o original, explicando seus objetivos e expectativas. O orçamento será feito depois de um alinhamento inicial, seguido da leitura prévia de uma amostra do texto.

Para tirar dúvidas e agendar um bate-papo, entre em contato diretamente com o editor André Balbo pelo e-mail andrebalboeditor@gmail.com